Clientes querem se sentir especiais porque normalmente não é dessa maneira que eles são tratados nas situações corriqueiras da vida. Os empresários, geralmente, sabem disso, embora tenham grandes dificuldades em construir um relacionamento sólido com o consumidor. Neste post vamos te fornecer três dicas para melhorar e fortalecer a sua relação com o cliente.
O relacionamento entre empresa/marca e cliente tem influência direta na decisão de compra do consumidor. Pesquisa da consultoria internacional McKinsey & Company mostra que 70% da experiência de compra se baseia no tratamento que o consumidor recebe. Não apenas no ponto de venda, mas durante toda a relação entre empresa e cliente.
1) Conheça profundamente quem compra na sua loja
Para começar a construção de um relacionamento forte e duradouro, pense na seguinte questão: Você, empresário, conhece bem o seu cliente?
Reflita por um momento. Atenção, “conhecer bem” o cliente significa responder qual a profissão dele, quantas vezes ele frequenta a sua loja por mês e quanto ele gasta a cada visita, a data do aniversário do cliente. O seu consumidor gosta de ser chamado pelo nome ou pelo sobrenome?
Muito provavelmente você não tem a maioria das respostas, ou nenhuma delas. Não é um problema só seu. A maior parte dos empresários desconhece informações básicas sobre o seu consumidor e a dificuldade em construir um relacionamento começa justamente por aí.
Para se relacionar com qualquer pessoa nas nossas vidas temos que conhece-la. Quanto mais você conhecer o seu consumidor mais será capaz de saber o que ele deseja, o que você pode oferecer e quando oferecer.
Uma boa dica para colher informações sobre o seu cliente é criar um programa de fidelidade. Com ele você tem acesso a informações sobre todas as vezes que o cliente comprou na sua loja e dados pessoais importantes para construir interação – data de aniversário, número de telefone e endereço, entre outras.
Faça um teste grátis com o Fidelêco e veja quantas informações sobre o consumidor o programa de fidelidade te fornece.
Iniciar fidelidade grátis
2) Trabalhe com o marketing na internet
Quando o consumidor toma ciência de uma necessidade ele vai buscar na memória os estabelecimentos comerciais que podem suprir a sua necessidade. É primordial que neste momento a sua marca esteja na cabeça dele. A fixação da marca se dá por meio de um relacionamento sólido.
Redes sociais como Facebook, Instagran e Twitter, vídeos no YouTube, e-mail marketing, sites e podcasts são canais acessíveis para atingir novos clientes, fixar o seu negócio na mente deles e dar início a um relacionamento com esses clientes. Uma estratégia básica com resultados expressivos para micro, pequenas e médias empresas não depende de contratação de um especialista ou grandes investimentos.
Comece com uma página no Facebook em nome do seu negócio e adicione amigos e conhecidos. Nesta página você deve produzir pelo menos 2 vezes por semana conteúdo educativo relevante para o seu cliente. Dê dicas de como utilizar uma ferramenta que seu negócio vende, ensine-o a tirar proveito máximo de um produto que você comercializa e mostre como ele pode adotar práticas saudáveis com base nos serviços que a sua empresa oferece.
Você quer um exemplo prático? Caso o seu negócio seja uma clínica estética, seus clientes vão adorar conhecer os melhores alimentos que fazem bem para a pele. Se o seu empreendimento é uma barbearia, ensine os seus clientes a tratarem a baba com os produtos corretos.
Compartilhe esse conteúdo na rede social de sua preferência e peça para conhecidos fazerem o mesmo. Quanto mais interessante o conteúdo, mais chances ele tem de atingir um número maior de pessoas.
Não tente empurrar produtos desde o início, você pode irritar o seu consumidor com propagandas irrelevantes de produtos que ele não deseja adquirir. Estabeleça uma relação de confiança antes.
3) Ouça o cliente em todas as oportunidades
Já dissemos no início desse post o quanto é essencial saber aquilo que o cliente valoriza, os hábitos de consumo e o que o deixa satisfeito. Aproveite toda oportunidade para colher estes dados.
Saiba que, na tomada de decisão, os consumidores relembram suas experiências de compra e optam por aquela que lhe foi mais positiva. Logo, se existe uma informação mais importante que todas as outras para o empreendedor essa é o feedback dos clientes.
Na medida do possível, puxe conversa com o consumidor quando ele tiver dentro da loja. Investigue para saber o que ele gostou e o que ele não gostou na experiência de compra. Uma boa informação é saber se ele recomendaria a loja para conhecidos. Você pode, inclusive, pedir indicações de pessoas para entrar em contato e tentar novos clientes.
Em suma, entenda onde está o valor para o seu cliente.
Se você não deseja abordar o cliente no ponto de venda, pegue o contato dele e faça uma pesquisa de satisfação. Você pode recompensá-lo com um brinde.
A partir daí, abra um canal de comunicação com ele. Um endereço de e-mail é motivo de comemoração – com o Fidelêco fica moleza para o empresário obter essa informação.
Mantenha o relacionamento próximo. Os resultados não aparecem de um dia para o outro, mas quando você notar, terá criado uma carteira de clientes fiéis que se sentem plenamente satisfeitos em comprar no seu negócio!