Se você acompanha o noticiário, deve estar naquela aflição com tanta gritaria sobre inflação, dólar, PIB etc. O governo nega que a crise seja tão feia, mas admite que 2015 será difícil. A você, sobram duas opções: reclamar, como faz a maioria, ou transformar a dureza em oportunidade. Fidelização, nessas horas, é sinônimo de aumento de vendas, retenção e indicação de novos clientes.
O ano passado já desanimou o varejo.
Até as datas comemorativas deixaram a desejar em vendas. Mas em vez de seguir a velha cartilha, fazer o óbvio e puxar o freio, invista.
Sim, invista. E melhor, gastando pouco.
Evite a crise fidelizando e se relacionando com o seu cliente
É fácil: no relacionamento com os clientes e na fidelização. É que o consumidor fiel fica com você até na hora da crise. Está comprovado: em qualquer situação, na alegria ou na tristeza, se você mantiver um relacionamento consistente com a clientela, poderá contar com ela nos momentos difíceis. Isso coloca você à frente da concorrência, que, em geral, toma atitudes conservadoras.
Para aplicar a fidelização, garanta três passos básicos:
- Retenha o cliente oferecendo benefícios de acordo com o padrão de compras dele;
- Incentive o consumo dando prêmios ao cliente fiel;
- Crie e preserve o relacionamento com o cliente comunicando-se periodicamente com ele.
Como fazer tudo isso de um jeito fácil e barato?
Ponha os recursos digitais para trabalhar para você:
- Ofereça ações promocionais que permitam cadastro pela internet;
- Isso deixa as coisas mais confortáveis para o cliente, afinal ele não precisa ficar preenchendo aqueles papeizinhos nem pegar filas;
- Com os dados captados nesse processo, você passa a conhecer melhor o perfil de consumo de seu cliente e pode oferecer promoções cada vez mais alinhadas ao gosto dele;
- Mesmo depois da promoção, mantenha o cliente por perto enviando conteúdos relevantes para ele.
Enfim, reflita: você prefere se juntar aos reclamões ou se diferenciar?
Pense nisso.