Você sabe quando o cliente sente vontade de voltar ao seu estabelecimento? A resposta é simples: quando é bem tratado. Outro dia uma das minhas freguesas, a Dona Antônia, estava a me contar que ao se mudar um pouco mais longe daqui, passou a comprar em outra venda. Ah, coitadinha da Dona Antônia, ela não gostou, chegou a ser destratada e não aguentou tanto desprezo. Ela voltou a comprar na minha venda, mesmo tendo que andar mais. Isso sim é uma cliente fiel.
Eu estava lendo o jornal e me chamou a atenção um estudo da Colloquy que dizia que 42% dos compradores no Brasil desejam um tratamento diferenciado dos vendedores e 52% esperam um tipo de privilégio ou benefício do estabelecimento. Realmente, nós devemos nos colocar no lugar deles e prestar bom atendimento.
Tenho algumas ideias que deixam o freguês se sentindo em casa:
- Lembre sempre o nome do seu freguês.
- Mostre aos seus funcionários a importância de tratar bem todos os fregueses.
- Vez ou outra dê um desconto no produto que o seu freguês mais consome.
- Crie um pouco de intimidade para que ele se sinta em casa.
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