O marketing de relacionamento já é uma realidade também no reino animal. Ou melhor, no reino dos pet shops. É que são muitos os estabelecimentos dessa área que já aplicam programas de fidelização de clientes – sendo que nesse caso os clientes não são só os humanos.
O fato é importante porque, no mundo dos negócios em geral, estima-se que 20% dos consumidores gerem 80% dos lucros, seja no comércio ou nos serviços. Ou seja, fidelizar os bons e “velhos” clientes é muito mais fácil, conveniente e rentável do que sair procurando por novos.
Um dos primeiros passos para isso é manter sempre atualizado o cadastro de seu cliente e de seus bichos de estimação. É aquela medida simples que faz toda a diferença.
Inicialmente, para conhecer quais são os clientes mais frequentes e quais os produtos e serviços que eles mais procuram. Em segundo lugar, para ter o cadastro afiado na hora de oferecer um menu diferenciado ao consumidor.
Por exemplo, quem leva o cão apenas para receber vacinas periódicas pode acabar se interessando também por banhos, tosas, rações, acessórios e outros itens, tornando-se também um cliente frequente. Esse é um dos objetivos da fidelização, o cliente ir à loja e interagir.
Segundo o Diretor de Inteligência do GS Group, especialista em programa de fidelidade para o varejo, Fernando Gibotti, doutor pelo Inpe, “fidelidade não é apenas promover a recompensa, mas fazer diferença no relacionamento e na comunicação. Evitar a massificação, valorizando os segmentos”.