Estabelecer um relacionamento com o cliente é o primeiro passo para o processo de fidelização. O relacionamento se tornou uma estratégia essencial para conquistar um consumidor e mantê-lo próximo da sua empresa num ambiente tão competitivo como o que temos hoje. Mais do que um atendimento excelente ou uma venda bem sucedida, é o início da construção de uma cumplicidade com o cliente, na qual ele se beneficia de conveniência e conforto enquanto a empresa desfruta de vendas sucessivas durante longos anos.
Um relacionamento forte e duradouro depende da capacidade de interagir bem com as pessoas. Falar sobre relacionamento parece conversa de guru amoroso. De certa forma é, sim. Como em qualquer relacionamento você precisa estabelecer proximidade, confiança, interesse e atenção.
O guru do relacionamento, o Fidelêco, preparou algumas dicas especiais para você se dar bem com o seu cliente.
Confiança, a base de todo relacionamento
Acompanhe seu cliente, mostre que ele é importante para seu negócio. Como em um relacionamento amoroso você precisa “acender a chama da paixão” todos os dias. Faça com que o cliente se encante com sua empresa em todas as oportunidades de contato como se fosse a primeira vez.
Manter o relacionamento próximo aumenta a confiança do cliente com a sua marca. Use e-mail e SMS para enviar novidades para o cliente. Conte sobre um novo produto que está chegando na sua loja. Dê dicas sobre temas do interesse do seu consumidor. Esteja presente no dia a dia do seu cliente que ele estará presente no seu negócio.
Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de roupas, envie dicas de moda e ensine o seu consumidor a se vestir de maneira estonteante em cada ocasião, combinação de acessórios e outras sugestões do interesse do seu consumidor. Um restaurante pode ensinar o cliente a preparar pratos diferentes com ingredientes fáceis de se encontrar em qualquer mercado.
Aos poucos o consumidor verá a sua empresa como uma autoridade no assunto do seu interesse. E quando ele decidir fazer uma compra, advinha quem ele vai escolher: a empresa que ele já tem um relacionamento ou uma loja desconhecida?
Cada cliente é único!
Uma das regras de todo relacionamento é “ouvir com atenção”. Trate cada cliente de forma única.
Ouvir o cliente que tem um problema e identifica-lo rapidamente para propor verdadeiras soluções resulta em uma experiência de um bom atendimento para o cliente.
Manter um relacionamento saudável e próximo é fundamental para observar o que o cliente tem a dizer sobre você e a sua marca. Avaliar cada feedback recebido e aproveita-lo para melhorar os pontos e situações abordadas irá manter o brilho nos olhos do seu cliente. Ele se sentirá valorizado.
Mantenha a comunicação, utilize e-mail e SMS ou mesmo uma simples ligação para perguntar a opinião do cliente sobre o produto ou serviço que você está entregando a ele. Além de demonstrar interesse, essa será a oportunidade para que ele exponha novos problemas e novas oportunidades de negócio.
Invista na sua reputação
Faça com que o cliente sinta-se bem ao estar em sua empresa, seja pelo bom atendimento, seja pelo produto de boa qualidade, seja pela atenção especial. Ele certamente irá se lembrar disso e indicar a sua marca para os amigos.
Bonifique o seu cliente pela indicação e estimule que ele traga outros amigos para o seu negócio. Pontue cada compra que for realizada com você, dê prêmios aos seus clientes. Pode ser um desconto em uma futura compra, um produto extra, um brinde… Todos adoram ganhar recompensas e se sentir especial. Essa proximidade é importante em qualquer relacionamento, inclusive com o seu cliente.
Você quer começar a construir um relacionamento duradouro com seu cliente para fideliza-lo e vender mais para ele? Teste grátis o programa de fidelidade Fidelêco.