O marketing está ao alcance até mesmo de pequenas empresas, e essa é uma realidade crescente.
Como consequência, a competição fica cada vez mais acirrada em todas as áreas no mundo dos negócios.
Instrumentos como o marketing de relacionamento com o cliente e programas de fidelidade já deixaram de ser exclusividade das companhias aéreas. São praticados em supermercados e shoppings, chegaram a floriculturas, petshops e cabeleireiros e estão também nos restaurantes.
Para se diferenciar da concorrência, criatividade é fundamental.
Há medidas simples e eficientes. Manter um cadastro atualizado dos clientes é a melhor maneira de entender suas preferências. É claro que é preciso tomar alguns cuidados.
Por exemplo, é possível que determinado consumidor prefira discrição. Talvez haja alguém que não queira ser lembrado que almoçou um dia com uma companhia e em outra ocasião com outra pessoa.
Breves pesquisas sobre sugestões e críticas também ajudam a conhecer os erros e acertos do estabelecimento, entre outras vantagens. Além disso, direcionam o relacionamento a ser estabelecidos com os clientes.
Um programa de fidelidade é ainda um excelente recurso para movimentar aqueles dias mais fracos.
Muitas pizzarias premiam os clientes assíduos com benefícios para as noites de segunda, terça e quarta-feira, supostamente menos frequentadas.
Mas vale lembrar que fidelização é uma via de mão dupla. Ou seja, a oferta precisa interessar ao cliente, ser atrativa, valer a pena. Senão, não tem graça para ninguém.
Por isso, antes de promover as ações é preciso analisar os dados para conhecer os hábitos do seu cliente.